OS DOIS LADOS

Sempre há dois lados a serem seguidos: o lado bom e o lado ruim. Nós escolhemos o lado bom e você?

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Jardim Botânico do Recife

         O Jardim Botânico do Recife é uma APA, Área de Proteção Ambiental. A única localizada na Cidade do Recife. Sua área é extensa, atualmente são 10,7 hectares, localizados no bairro do Curado, mais precisamente no Km 7 da BR232, na Cidade do Recife. Compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército.
Ele foi criado no ano de 1960, porém só foi aberto para visitação a partir de 1989. Antes era utilizado para o Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste - IPEANE. No ano de 2008 passou por algumas reformas e está com uma excelente estrutura para o recebimento de visitantes.
É uma área de grande atratividade, devido a fazer com que seus visitantes desfrutem de momentos relaxantes, onde se tem um contato com a natureza e fazem com que os problemas do dia-a-dia não sejam nada, perto de sua imensa beleza.
No ambiente pode-se manter contato com árvores de espécies variadas, flores, animais diversos, inclusive, uma parte dessa flora e fauna é nativa, resquícios da Mata Atlântica e que atualmente só ocupa cerca de 7% do seu total. Muito dela foi desmatada durante o processo de urbanização do Recife.
O seu símbolo é o Visgueiro, árvore facilmente localizada no Nordeste do país, na qual seu tronco serve de várias formas para os seres humanos, tanto para a carpintaria, quanto ao se utilizar de seus poderes curativos.




“Atualmente o Jardim Botânico desenvolve atividades em educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.” (Prefeitura do Recife)

Como são realizadas pesquisas científicas, conservação e educação ambiental no espaço, foi inserido na Rede Brasileira de Jardins Botânicos, RBJB, e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional, BGCI. Abrindo o leque de possibilidades relativas ao seu reconhecimento.
O seu público atual são alunos de escolas públicas e particulares do Recife e famílias (mais aos finais de semana, principalmente aos sábados.), o público universitário ainda está crescendo devido ao apoio que o jardim está oferecendo. Geralmente, quem procura o jardim, busca o contato com a natureza, sair um pouco do ambiente urbano, poluição e da rotina do trabalho na cidade. Gosta de ecologia e uma parte é bem consciente a respeito dos assuntos meio ambiente e preservação.
Como podemos observar, o JBR tem um grande potencial, em se tratando de conteúdo, pois é um local onde podemos desfrutar de ar puro, cores e sons não antes vistos no ambiente normal e que nos convidam a conhecer, momentos de reflexão, aprendizado referente a natureza, o Meio Ambiente Natural em que vivemos e que deve ser urgentemente preservado. Não se pode deixar passar essa grande oportunidade que recebemos, pois não sabemos o dia de amanhã.
O seu funcionamento é de terça a domingo, das 9h as 15h. São realizadas 2 trilhas, as 9h e as 13h, por guias do jardim. O orquidário funciona de terça a sexta-feira. Para realizar as trilhas, deve ser feito um contato anteriormente pelo telefone: 3355-0002, para marcar o dia e o horário. Não esquecendo (claro!) das roupas... Elas devem ser adequadas a trilha, como calça, tênis e se possível repelente. E nunca esquecer de levar água!
As trilhas são realizadas em grupo, que pode ser de 10 a 30 pessoas. Agendem! Não vão se arrepender por terem momentos de imenso prazer e aprendizado em um local que mostra de onde viemos, nossa Mata Atlântica.

O Jardim

O Caminho calçado

Paulo, estudante de Zoologia, realizando pesquisas com animais

Estudantes universitárias se divertindo em um dos jogos

Jardim Botânico do Recife
Fone: 3355-0002 (das 9h as 15h)
Horários de funcionamento: 9h as 15h
Trilhas: 9h e 13h (com duração de 2 horas cada)

Visitem!!!


Ass.: Orquídea C.